Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 10 de março de 2012

Primeira adaptação de Dickens para cinema é encontrada


O romancista Inglês Charles Dickens

Um mês depois do bicentenário do escritor britânico Charles Dickens (1812-1870), comemorado em 7 de fevereiro, a filmoteca do Reino Unido recuperou uma adaptação ao cinema de uma de suas obras filmadas em 1901, a mais antiga atualmente conservada.
O filme, que dura cerca de um minuto, recria uma das passagens do romance "Bleak House", na qual um guarda noturno encontra o jovem varredor de rua Joe passando frio e sofrendo de pneumonia.
A adaptação, intitulada "The Death of Poor Joe" ("a morte do pobre Joe"), foi filmada pelo pioneiro do cinema britânico George Albert Smith, autor de diversos curtas-metragens nos últimos anos do século 19 e nos primeiros do século 20.
A protagonista da história é Laura Bayley, mulher de Smith, que vinha de uma família de artistas.
Em 1954, a fita foi entregue ao British Filme Institute (BFI, na sigla em inglês), a filmoteca britânica, por uma colecionadora que tinha conhecido Smith, mas foi catalogada por engano com título e data errados, o que fez com que o filme ficasse esquecido até agora.
"É maravilhoso ter redescoberto um filme tão singular e raro quando estamos ainda tão perto do bicentenário de Dickens", disse um dos arquivistas da filmoteca, Bryony Dixon. Segundo ele, "o filme dickensiano mais antigo do mundo" está em condições excelentes.
A obra foi incluída de última hora no programa "Dickens: Pre-1914 Short Films" ("Dickens: curtas anteriores a 1914"), mostra organizada pela filmoteca britânica em Londres no mês de março.
"Esta descoberta é a cereja do bolo das celebrações do bicentenário de Dickens", ressaltou Dixon, em referência às homenagens prestadas ao escritor no Reino Unido em fevereiro.
Como parte das celebrações, o príncipe Charles e sua mulher, Camilla, visitaram o museu de Dickens em Londres, inaugurado em 1925, na casa onde o romancista viveu com a mulher, Catherine Hogarth, de 1837 a 1839, e onde nasceram três de seus dez filhos. Os romances mais conhecidos de Dickens no mundo inteiro são Oliver Twist e David Copperfield.
O curta recém-descoberto pode ser visto no YouTube (veja aqui ).
Informações da Ilustrada, da Folha de São Paulo.