Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 24 de março de 2012

Tabua na Trilha d`Os Sertões


Prof. Marcos José, idealizador do projeto
O professor Marcos José de Souza, da cidade de Fátima, com o claro objetivo de difundir conhecimentos sobre a obra de Euclides da Cunha, inicia o ano de 2012 com a segunda edição do Projeto Na Trilha d´Os Sertões. O professor Marcos, um entusiasmado da literatura, promove com o projeto palestras, leituras, debates sobre a obra Os Sertões, de Euclides da Cunha. O cenário dos encontros este ano é o povoado Tabua, berço da civilização fatimense.
Ao todo já aconteceram quatro encontros, todos no povoado Tabua, na escola Santa Teresa. O 1º Encontro tratou de uma exposição sobre Os Sertões. Nos dois encontros seguintes aconteceram debates sobre a obra, notadamente a 1ª parte: A Terra. Também o professor Marcos colocou em discussão a leitura do texto “Geologia e Metáforas Geológicas em Os Sertões”, de autoria de José Carlos Barreto Santana.
Dê um clique nas fotos para ampliá-las
O 4º encontro ocorreu no último sábado com a presença do professor Landisvalth Lima, que fez uma palestra sobre a vida do escritor e deu orientações sobre o procedimento de leitura da obra. Também o professor Landisvalth fez uma rápida explanação sobre a Canudos pós-guerra e o fracasso do governo de tentar apagar a comunidade para sempre. No mesmo encontro, também foram recitados poemas de Carlos Drummond de Andrade.

Os próximos encontros de Na Trilha d´Os Sertões serão dedicados a debater a segunda parte da obra: O Homem. A data do 5º encontro está marcada para dia 31 de março, também na escola Santa Teresa, no povoado Tabua, integrante do Núcleo Educacional Nossa Senhora das Graças, com sede no povoado Bonfim. Além dos encontros que serão realizados, o professor Marcos José já programou uma viagem a Canudos prevista para o mês de agosto. A boa notícia é que parece que o projeto está só começando. A terceira edição, em 2013, poderá ser realizada na cidade de Poço Verde, no estado de Sergipe.