Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Quadro que exibe genitais do presidente sul-africano é danificado


O quadro original da polêmica. A obra intitula-se “The Spear” (a lança)
e já foi vendida

     Dois indivíduos não identificados jogaram tinta vermelha e preta nesta terça-feira em um polêmico quadro que retrata o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, com os genitais descobertos, informou à Agência Efe uma funcionária da galeria na qual está exposto. Segundo esta fonte, os dois indivíduos destruíram a obra do artista sul-africano Brett Murray lançando tinta no rosto e nos genitais retratados e depois a espalharam por todo o quadro. A imprensa local apontou que dezenas de pessoas se reuniram na frente da galeria para aclamar a ação dos dois indivíduos --um professor universitário e um menor--, que se encontram em uma delegacia de Johanesburgo para prestar depoimento. As duas pessoas realizaram esta ação apesar do aumento das medidas de segurança da galeria, após a polêmica gerada pela obra na África do Sul. A Juventude Comunista da África do Sul, ligada ao partido governamental Conselho Nacional Africano (CNA), advertiu que invadiria a galeria para destruir a obra, indicou à Efe o porta-voz do grupo, Mangaliso Khonza.
Dois homens são flagrados cobrindo
com tinta genitais de Jacob Zuma
 retratados em obra polêmica
     O quadro, intitulado "The Spear" ("A Lança"), faz parte da exposição "Deus Salve o Ladrão II" e estava sendo exibido na galeria Goodman de Johanesburgo desde o último dia 10 de maio. O ato de vandalismo aconteceu no mesmo dia em que o CNA apresentou perante um tribunal local um processo pedindo a retirada da obra. Não é a primeira vez que Zuma processa um artista por satirizar sua pessoa: o líder sul-africano iniciou um processo legal contra o famoso Zapiro por várias vinhetas nas quais o presidente abusava sexualmente de uma mulher que representava a Consituição. Murray afirmou que não pretendia ofender a dignidade de ninguém com o retrato de Zuma, que foi recentemente qualificado "para adultos" pelo Conselho de Televisão e Cinema da África do Sul. "É uma sátira humorística sobre o poder político e o patriarcado", afirmou Murray, em palavras divulgadas hoje pelo jornal local "Times".
     O Congresso Nacional Africano, partido no poder na África do Sul, ameaça agir judicialmente contra os autores do acrílico com 1,85 metros, que até já foi vendido e estava em exibição na Goodman Gallery em Joanesburgo. Jackson Mthembu, porta-voz do ANC, refere que o partido “está extremamente incomodado e indignado com a indecência com que Brett Murray e a Goodman Gallery em Joanesburgo estão a mostrar o camarada presidente Jacob Zuma”. “Pedimos aos nossos advogados para entrarem com uma acção no tribunal para retirar o quadro de exposição bem como do site e destruir todo o material promocional”, refere o partido em comunicado.
     Informações da Folha de São Paulo e da revista Africa Today.